quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Cronograma Capilar

Bom dia meninas, 
tudo bem com vocês?


Hoje o post é sobre cabelos, mais precisamente, a salvação deles.
Quando eu era mais nova, fui muito rebelde, e sim, quem mais sofria com isso eram os meus fios. Fazia coloração a cada 6 meses, (nunca liguei muito pra raiz aparecendo), lavava com qualquer tipo de shampoo, NUNCA tinha feito uma hidratação até os meus 17 anos (que foi quando resolvi e aprendi a cuidar das minhas madeixas) e abusava sem dó da chapinha.. Meu cabelo pedia pra sair , sim. Caia muito, vivia ressecado e com pontas duplas, quando ia pro salão pra cortar elas tiravam quase tudo oque tinha crescido da ultima vez de tão ressecado que estava. Dava dó de ver.
Eu vou sempre ao salão. Geralmente a cada 6 meses pra refazer a minha querida progressiva e nos intervalos dela, pra fazer uma reconstrução. Mais como ainda não ganhei na Mega Sena precisei arrumar um jeito de cuidar do cabelo em casa. 
Acompanho a muito tempo o blog da GleiciDesocupada é a mãe, e um dia ela postou sobre o Cronograma Capilar.
Depois de Nov/11 (quando começei a frequentar o salão Studium Alan Clemente) meu cabelo nunca mais ficou ressecado e qubradiço, mais sentia que ele ficava um pouco poroso e com pontas duplas muito rapido.

Depois de ler sobre o post da Gleici, resolvi aderir essa tatica pra ver como meu cabelo reagia
Vou dar uma explicação basica sobre o Cronograma Capilar.

Atenção: eu modifiquei o texto abaixo! As autoras do texto original são Lucy Viana e Flavia Landi , com colaboração do  Daniel Dametto, Giovanna Dal Bom e Diana Lee.

Meu cabelo não estava detonado, por isso acho que pra mim os resultados são maiores. Meu cabelo é fino e ralo, entao se fico muito tempo sem hidratar em casa mesmo ele fica um pouco ressecado. E fazendo o cronograma isso acabou. 
Eu adaptei o Cronograma com oque eu tenho em casa, claro que tive que comprar algumas coisas pois a cada etapa o cabelo precisa de um cuidado diferente, mais não foi algo exacerbado. E claro adaptei tbm conforme meu cabelo foi pedindo.

O Cronograma Capilar consiste em uma rotina de cuidados/tratamentos com o cabelo. Onde a cada semana você vai intercalar 3 etapas Hidratação (H), Nutrição (N) e Reconstrução (R) pra que o cabelo não pese e pra que ele aproveite melhor cada nutriente . 
Uma dica: é sempre bom deixar as (R) reconstruções no final de cada ciclo, que são 4 semanas, assim o cabelo vai estar hidratado e nutrido o suficiente pra manter isso por algum tempo. 

Você vai precisar entender oque o seu cabelo precisa, e dar á ele

Principios Hidratantes: são ingredientes que tem o proposito de segurar a agua dentro do fio (reposição hidrica). - Extrato de algas, bepantol (D'panthenol), vitaminas A, E , mel, geleia real .. .

Principios Nutritivos: são ingredientes que vão repor os lipideos do cabelo. - Proteinas Hidrolizadas como proteinas do leite, do trigo, da soja, ceramidas, oleo de coco, manteiga de karité, cupuaçu, creatina, cisteina ... 

Principios Reconstrutores: é a reposição de proteinas. Nesse momento, você vai precisar identificar oque o seu cabelo ainda precisa. Se ele esta poroso, com frizz . . .- Queratina, Aminoacidos e Colageno.

Umectação com Oleos Vegetais: expliquei nesse post aqqui

A reconstrução com queratina é mais indicada pra quem tem queda sem justificativa ou esta muito danificado por quimicas. Você pode utilizar queratina liquida ou ampolas de reconstrução junto com a mascara , mais cuidado, queratina demais pode causar o efeito ao contrario.

Durante o Cronograma você deve evitar quimicas, colorações e proteger seu cabelo com termoprotetores antes da chapinha e secador. Você deve seguir as indicações dos fabricantes das mascaras que for usar, e usar a touca termica pra potencializar o efeito da mascara. 

É bom lavar o cabelo com um Shampoo Anti-Residuos a cada 15 dias ou antes de iniciar um novo ciclo e dar um intervalo de 1 ou 2 dias a cada lavagem normal e observar como seu cabelo vai reagir a cada etapa. E ao final de cada lavagem, é bom dar uma ducha de agua fria pra selar bem as cuticulas.


Montei um ciclo, como eu faço (mais você pode adapta-lo):
1ª semana: H - Umectação - H
2ª semana: N - H - N
3ª semana: Umectação - N - Umectação
4ª semana: N - Umectação - R


Eu não uso a queratina nas recontruções pque como eu falei meu cabelo é fino, e não esta tão destruido. Uso sempre arginina, ou as vezes até uso a queratina mais com cuidado só quando sinto que ele esta meio poroso.

O cronograma não vai te liberar de cortar as pontas mais rebeldes, ok?


A parte explicativa é isso. Na pratica pode parecer complicado, mais aos poucos voce vai ver como o cabelo vai reagir e pode seguir somente com as hidratações, ou nutrições. Faço o Cronograma Capilar nos meses em que não vou ao salão fazer a reconstrução e quando sinto que meus fios nao estão muito felizes. Funciona muito bem galera, mais tudo é progressivo. Vai melhorando conforme o uso dos produtos e o tempo que você for fazer o Cronograma. 



E ai meninas, oque vocês acham sobre o Cronograma Capilar?
Quem for tentar, por favor, deixe sua opinião nos comentarios.


Super beijo.




- Você quer ganhar mais comentários e mais visitas em seu blog? Leia esse post no blog Nós na Gravata. ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário