segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Desvendando mitos: Shampoo com ou sem Sal? O que é Sulfato?

Oi meninas.
Tudo bem ?




A algum tempo atras, li em uma revista (não lembro, foi no salão que eu frequento e eu não achei o artigo antes de vim fazer o post) que era mito o que os fabricantes e cabeleireiros tentavam nos fazer acreditar. No que? Que shampoo sem sal, prejudica menos os fios.

Pesquisei em alguns sites, e vim apresentar pra vocês o que eu encontrei.

Nas embalagens, que vem escrito *Sem Sal, esse asteristico (se vocês procurarem no rótulo atrás ou até mesmo na frente da embalagem) significa sem adição de Cloreto de Sódio que nada mais é que o sal normal de cozinha, mais é apenas um dos tipos de sal existentes e usados na indústria cosmética.

Se você procurar também nos ingredientes do seu shampoo (sem sal), você vai achar algumas palavrinhas chave como Lauril, Lauryl ou Laureth. Pronto, você acaba de achar o sal (tipos diferentes) que vem camuflado em conjunto com outras palavrinhas.

Mais porque usam o sal na fabricação?
O Sal, serve como detergente, espumante e da mais consistência ao produto.
O sal, não é prejudicial aos fios, mais se usado em excesso ele pode ressecá-los. 
Ele se dissolve por completo em contato com a água e não se deposita no cabelo, afinal, mesmo o 'shampoo sem sal' tem a necessidade de ser bem enxaguado depois da lavagem, não é mesmo?

Existem no mercado, shampoos sem Sulfatos (ingredientes sintéticos derivados do enxofre e de pretrolatos). Geralmente, esses shampoos não contém nenhum tipo de Sulfato, inclusive o Sodium Lauril Sulfate, o mais potente e barato tipo de sal, usado pra limpeza (espuma) dos fios. Então, shampoos sem Sulfatos não fazem tanta espuma (o que não quer dizer que não limpem bem, só sera necessario mais de uma/duas lavagens)
São indicados pra quem tem coloração, químicas e cabelos afros (sensiveis) pois danificam menos os fios.


Alguns shampoos sem Sulfatos: 
Éh , BioExtractus, Tigi, Natura Plants, Haskell, Matrix . . 


ps: Todos os tipos de shampoo, os sem sal, e até os sem Sulfatos, todos contém Sal de alguma forma na composição.


Mais, o que devemos levar em conta, é que o sal só é prejudicial em excesso, caso contrário, ele só serve pra limpar e fazer espuma.

Eu uso o Dove Pós Progressiva, mais ele contém na formulação Sodium Lauryl Sulfate, então não da pra fugir de tudo. Meu cabelo não resseca e a progressiva dura o mesmo tempo que deveria. . 


E ai meninas, oque vocês acham de tudo isso?
Propagando enganosa das empresas ou tudo conversa fiada?


Nesse site - aqui - tem tudo explicadinho sobre o Sulfato.
beijo beijo
Imagem: Google.

Nenhum comentário:

Postar um comentário